Blog

Para que o resultado final fique perfeito e siga o cronograma é preciso seguir uma ordem no momento da execução. Verifique algumas dicas e conquiste o acabamento ideal para que sua obra fique do jeito que sonhou.

1 – Inicie a colocação de pisos, azulejos, soleiras e pingadeiras
Apresente para sua mão de obra, de preferência um azulejista os produtos escolhidos para cada ambiente. Se alinhem quanto a instalação das soleiras, tipo de argamassa, espaçamento das juntas das cerâmicas, enfim, detalhes importantes para evitar erros após a instalação.

O ideal é solicitar um projeto de instalação cerâmica. O projeto constará o início dos assentamentos de cada ambiente, indicação de soleiras, nomes dos produtos e principalmente mostrará os recortes das peças, auxiliando no quantitativo dos materiais. A Nichele possui esse serviço e é gratuito para os clientes que adquirirem as cerâmicas em suas lojas. O setor responsável é o Nichele Design, contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

1

2 – Rejunte
Após finalizar a colocação da cerâmica e aguardar o tempo recomendado para a secagem da argamassa da instalação, comece a rejuntar seguindo os espaçamentos recomendados por cada produto adquirido. Os espaçamentos variam bastante de acordo com o tipo, formato, fornecedor; cuidado para não perder a garantia dos produtos devido assentamentos fora dos padrões das fábricas. Dicas: caso seu rejunte seja clarinho no piso, forre a área para evitar que ele escureça com a sujeira da obra; forre todo o piso caso tenha assentado porcelanato polido e ou produtos com brilho para evitar riscos.

3 – Bancadas, gesso e esquadrias
Depois de finalizado o assentamento da cerâmica começa a instalação do forro de gesso, molduras, bancadas e esquadrias. Importante proteger o piso assentado, principalmente os produtos com brilho na superfície. Uma alternativa é assentar somente o revestimento nas paredes, liberar o gesso para execução e somente após finalizado iniciar o assentamento dos pisos.

4 – Pintura
Essa é uma das etapas finais da obra. Após tudo instalado, inicie a pintura aplicando a massa corrida nas paredes. Depois de finalizado esse processo e secagem total, faça a aplicação da tinta em cada ambiente.

2

5 – Iluminação
Liberado a pintura, começa a instalação da iluminação. Dica: deixe a última mão de tinta no teto depois de todas as luminárias instaladas, assim possíveis marcas da instalação podem ser corrigidas.

3

6 – Metais e louças
Finalmente chegamos ao fim. Após todos os processos acima finalizados, inicie a instalação dos metais e louças, para evitar que sejam danificados durante a obra.

4

Com esses cuidados você terá o acabamento perfeito e sua casa estará pronta para receber os móveis.

Por Liliane Murad Fadoni

Liliane Murad Fadoni é arquiteta e colaboradora da Nichele Materiais para Construção.